DeLorean com motor 2JZ

O DeLorean DMC-12 ficou famoso em todo o mundo após ser um dos protagonistas da trilogia “De volta para o futuro”, onde ele se tornava uma máquina de viagem no tempo quando atingia 88mph, algo não muito fácil para seu fraco motor de apenas 130cv, mesmo com sua carroceria fabricada em chapas de aço inoxidável.

Paul Nigh's 'TeamTimeCar.com' Back to the Future DeLorean Time Machine

Se ao invés do fraco motor PRV V6 2.8L que o equipava o DMC-12 originalmente Marty McFly e Dr. Emmett Brown tivessem a disposição o exemplar mostrado aqui, atingir e superar 88mph seria algo muito mais fácil e divertido por um motivo bem especial: ele recebeu um 6 cilindros em linha 3.0 turbo, ou somente 2JZ, o motor do Toyota Supra para os mais íntimos. Esse motor, que originalmente possui sistema biturbo, com uma turbina menor trabalhando em conjunto com outra maior, essa que só é acionada em altas rotações, é eficiente para a aplicação original, mas se torna desnecessário quando o assunto é alta performance, que é o que a grande maioria dos donos desse motor buscam. Não foi diferente com o proprietário deste DeLorean norte americano, que optou por utilizar um coletor da SPA Turbo (TMTY03), fabricado no Brasil em ferro fundido e muito utilizado em preparações de todos os níveis no exterior. O sucesso é tanto que inclusive está sendo lançada uma nova versão, com fixação do tipo V-Band para a válvula wastegate (TMTY03V). Com cerca de um bar de pressão no turbo o motor agora rende 397cv testados em dinamômetro, potência mais que suficiente para os cerca de 1200kg do esportivo segundo seu próprietário.

washed003

2

tranny1

pics003

engine002

2JZgte002

motormounts004

enginein004

enginebay001

enginebay003

turbo
underside001
underside004

Caso o “De volta para o futuro 4” seja lançado, bem que poderiam utilizar esse exemplar para dar mais emoção as filmagens. Nós, amantes dos carros preparados teríamos mais um ótimo motivo para ir aos cinemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *